Criança e Consumo – 10 anos de transformação
O Instituto Alana nos chamou para fazer uma edição comemorativa dos 10 anos do projeto Criança e Consumo, que discute questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças. A ideia era registrar os principais momentos dessa trajetória, numa linha do tempo histórica e fornecer conteúdo relevante, de grandes nomes da área, para consulta e leitura, de modo a fomentar o debate. Esse último conteúdo (artigos para reflexão) foi dividido em 6 eixos temáticos, já normalmente trabalhado pelo cliente.
Além disso, do ponto de vista da linguagem visual, o Instituto evita colocar o rosto das crianças na sua comunicação, como forma de não expôr ou individualizar o problema.
Precisávamos mostrar as situações de consumo e acumulação sem dar cara aos protagonistas. A solução foi trabalharmos com texturas para abrir cada um dos eixos temáticos – assim, por exemplo uma página cheia de jujubas vira a metáfora dos problemas de obesidade infantil no eixo “Consumismo e saúde”
Para criar entradas de leituras nos artigos – em geral longos e profundos – foram pensados destaques, em corpo grande, que pinça frases provocativas e impactantes.